O jejum intermitente pode ter um grande impacto na perda de peso, especialmente quando é combinado com treinos de alta intensidade realizados em curtos períodos de tempo, conhecidos como HIIT.
Um estudo conduzido por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia avaliou 131 mulheres com excesso de peso, com idades entre 19 e 45 anos. Um quarto das participantes seguiu um protocolo de jejum intermitente de 10 horas, outro grupo praticou apenas o HIIT, e uma terceira parte combinou as duas estratégias.
Além desses, um grupo de controle, formado por 33 mulheres, manteve a dieta e a rotina de exercícios habituais. As intervenções duraram sete semanas.
Os resultados mostraram que as participantes que combinaram jejum intermitente e HIIT eliminaram, em média, o dobro do peso em comparação ao grupo de controle — cerca de 3,6 quilos ao longo do período.
Leia também
-
Saiba o que é o treino HIIT e quais são seus benefícios
-
Jejum associado ao HIIT acelera perda de peso, diz estudo. Entenda
-
HIIT e HIRT: veja o melhor e entenda as diferenças entre as práticas
-
HIIT ou treino contínuo? Saiba o que é melhor para perder peso rápido
A importância do acompanhamento profissional
O cardiologista Francisco Pupo, chefe da Clínica PrimeCor, em Curitiba, considera o estudo interessante, mas faz um alerta: a combinação entre jejum e treino de alta intensidade exige cuidado, principalmente quando não há supervisão médica.
“Esse tipo de treino eleva bastante a frequência cardíaca. Por isso, é essencial que pessoas sedentárias façam um check-up cardiológico antes de iniciar qualquer programa. Além disso, a combinação entre HIIT e jejum precisa ser avaliada caso a caso, para evitar riscos como hipoglicemia ou complicações cardiovasculares”, destaca.
Leia a reportagem completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!