A Mattel acaba de lançar uma versão inédita da Barbie: a primeira boneca com diabetes tipo 1. Integrante da linha Fashionista 2025, a Barbie rompe barreiras ao trazer consigo itens que refletem o cotidiano de quem vive com a doença: um monitor contínuo de glicose (CGM) fixado no braço com fita adesiva em formato de coração rosa, uma bomba de insulina presa à cintura e um celular com app para acompanhamento dos níveis de açúcar no sangue.
A criação é resultado de uma colaboração entre a Mattel e a ONG Breakthrough T1D (antes conhecida como Juvenile Diabetes Research Foundation), organização líder em pesquisa sobre diabetes tipo 1. A corporação participou da criação trabalhando para garantir a precisão médica dos dispositivos, desde a aparência até o funcionamento simulado dos aparelhos.
“Apresentar uma boneca Barbie com diabetes tipo 1 marca um passo importante em nosso compromisso com inclusão e representatividade”, disse Krista Berger, vice-presidente sênior da marca Barbie e chefe global de bonecas em comunicado à imprensa.
Leia também
-
Descubra os sinais silenciosos da diabetes que as pessoas ignoram
-
Estudo: semaglutida também pode beneficiar pessoas com diabetes tipo 1
-
Cientistas conseguem controlar diabetes tipo 1 com células-tronco
-
Transplante de ilhotas controla diabetes tipo 1 em animais, diz estudo
A iniciativa também contou com a participação de duas figuras públicas com diabetes tipo 1 – Lila Moss, filha da supermodelo Kate Moss, e a instrutora e modelo fitness Robin Arzón -, que foram nomeadas embaixadoras da nova Barbie.
“Ficamos muito felizes quando a Barbie nos contatou para colaborar no desenvolvimento da boneca com diabetes tipo 1”, disse Aaron J. Kowalski, Ph.D., CEO da Breakthrough T1D. “Eu convivo com diabetes tipo 1 desde os 13 anos, e meu irmão desde os 3, então esta parceria é profundamente pessoal – significa muito para nós fazer parte da tarefa de dar maior visibilidade a uma condição que afeta tantas famílias. É uma honra trabalhar com uma marca que compartilha nosso compromisso de mostrar às crianças que uma vida com diabetes tipo 1 pode ser plena, vibrante e empoderadora”, diz.
A boneca vem vestida com um conjunto de top e saia com estampa de bolinhas azuis – cor e símbolo que simboliza a conscientização sobre diabetes – e acompanha acessórios práticos como bolsa para armazenar alimentos, celular e demais itens necessários no dia a dia de quem tem a doença.
A criação é resultado de uma colaboração entre a Mattel e a ONG Breakthrough T1D
O que é diabetes tipo 1?
- A diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica não transmissível, hereditária, caracterizada pela deficiência de insulina no organismo.
- O pico de incidência do DM1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos e em adultos de qualquer idade.
- No Brasil, estima-se que ocorram 25,6 casos por 100 mil habitantes a cada ano, sendo considerada uma incidência elevada.
- O tratamento exige o uso diário de insulina para regular os níveis de glicose no sangue, evitando complicações da doença.
Essa não é a primeira iniciativa da Mattel com a ideologia inclusiva. Desde 2019, a linha fashionista já incluiu bonecas com deficiência visual, Down, aparelhos auditivos, próteses, cadeira de rodas, diferentes tipos de corpos, tons de pele, carecas e com vários penteados e estilos. A linha busca representar a diversidade com modelos que fogem dos padrões tradicionais de beleza.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!