Neurologista explica sintomas comuns que podem indicar tumor cerebral

Autor(a):

No Brasil, cerca de 11 mil novos casos de tumores cerebrais são diagnosticados todos os anos. Apesar de representarem apenas 1 a 2% de todos os tipos de câncer, esses tumores têm alta mortalidade, acima de 84%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Os homens são os mais afetados, mas as mulheres apresentam risco maior para alguns tipos de tumor, como meningiomas, que têm mais incidência no sexo feminino. A maior questão dos tumores cerebrais é que muitas vezes eles se desenvolvem de forma silenciosa, e o fato de sintomas como dores de cabeça ou lapsos de memória serem confundidos com outras condições, atrasa ainda mais o diagnóstico.

Leia também

Dores de cabeça incomuns e persistentes

Um dos sinais que merece atenção é a dor de cabeça que aparece de forma diferente do habitual ou que piora com o tempo. Ela pode surgir mais intensa ao acordar, não melhorar com remédios comuns ou se concentrar em apenas um lado da cabeça.

Essas características precisam de atenção, principalmente se vierem com outros sintomas, como mudanças na visão, fraqueza ou formigamento no corpo. O neurocirurgião Wellingson Paiva, do Hospital Samaritano Higienópolis, explica que esses sinais podem indicar pressão em áreas importantes do cérebro.

“Em muitos casos, a dor de cabeça só chama atenção quando já existe pressão sobre áreas específicas do cérebro. Por isso, é importante observar alterações no corpo ou no equilíbrio, porque elas podem revelar lesões ainda iniciais que passam despercebidas sem exames de imagem”, destaca Wellingson Paiva.

Alterações visuais e equilíbrio comprometido

Os tumores podem afetar os nervos e áreas do cérebro ligadas à visão e coordenação motora. Por isso, sintomas como visão dupla, perda parcial do campo de visão, visão turva ou desequilíbrio frequente podem indicar lesões em regiões como o cerebelo ou nervos cranianos.

Algumas alterações cerebrais costumam começar de forma lenta e acabam sendo notadas apenas quando ficam mais intensas

Fraqueza, dormência e mudanças de comportamento

Perda de força em um lado do corpo, formigamento ou dificuldade para falar são sinais que mostram mudanças na função cerebral e costumam aparecer aos poucos.

O neuroimunologista Thiago Taya, do Hospital Brasília Águas Claras, da Rede Américas, destaca que mudanças na memória, no comportamento ou na personalidade também podem estar relacionadas à presença de tumores no lobo frontal ou temporal, que controlam essas funções.

“Se a lesão ocorre em áreas do lobo frontal, temporal ou parietal, ou em regiões como cerebelo e tálamo, ela pode afetar memória, comportamento e personalidade. Essas alterações podem ser causadas por tumores ou por outros problemas, como sangramentos, infecções ou falta de circulação sanguínea”, afirma Taya.

Crises convulsivas inéditas

Crises convulsivas em pessoas sem histórico de epilepsia podem ser o primeiro indício de uma lesão no cérebro. Nesses casos, são necessários exames detalhados, como ressonância magnética, para identificar causas estruturais, incluindo sangramentos intracranianos e tumores cerebrais.

Vômitos que não são precedidos por náuseas

Vômitos que acontecem com frequência, mesmo sem ter iniciado com a sensação de náusea, podem indicar um aumento da pressão dentro do crânio, geralmente causado por um tumor cerebral.

Esses episódios se intensificam ao longo do tempo e podem aparecer principalmente ao acordar. Se surgem associados a dores de cabeça ou alterações na visão, é recomendável procurar avaliação médica o quanto antes.

Sintomas ainda mais comuns que não devem ser ignorados

Outros sinais como dormência isolada, alterações nas pupilas e queda da pálpebra, geralmente difíceis de perceber, também merecem atenção. A progressão ou repetição desses sintomas é um indicativo de que é preciso fazer um exame de imagem.

Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado e tratado, maiores são as chances da recuperação das funções cognitivas e motoras, seja por cirurgia ou medicação, principalmente quando a intervenção acontece antes dos sintomas se agravarem.

Os médicos alertam que, ao notar o surgimento de qualquer um desses sinais, é importante buscar orientação com um profissional de saúde para a realização de exames. Embora muitos dos sintomas descritos possam indicar quadros simples, o diagnóstico precoce é sempre a melhor opção para tratamentos com maiores chances de sucesso.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Review Your Cart
0
Add Coupon Code
Subtotal