As plantas alimentícias não convencionais (Pancs) têm conquistado espaço nos pratos e nas feiras de todo o país. Com sabores marcantes e alto valor nutricional, essas espécies são uma alternativa para variar o cardápio e contribuir com a saúde.
“A inclusão de Pancs no cardápio é uma forma de diversificar a alimentação, valorizar ingredientes locais e contribuir para a preservação de espécies muitas vezes negligenciadas”, destaca o engenheiro agrônomo Ramon Morais, da Forth Jardim.
Leia também
-
Chá de ipê: veja benefícios da infusão anti-inflamatória de pau d’arco
-
Comer 2 morangos por dia ajuda na saúde? Saiba os benefícios da fruta
-
Suco de cenoura com gengibre: saiba benefícios e como preparar bebida
-
Substância presente na cebola pode ser aliada da saúde cardiovascular
Além disso, as Pancs se destacam por sua adaptação a diferentes tipos de solo e clima, o que as torna ideais para hortas caseiras, escolas e cozinhas criativas. Para quem tem interesse em incluir as Pancs no cardápio, o engenheiro destaca algumas opções de espécies para cultivar facilmente em casa. Confira!
1. Chanana
Popularmente conhecida como chanana, a Turnera subulata possui flores com propriedades antioxidantes e digestivas usadas para preparar saladas e infusões. Para cultivá-la, mantenha-a em canteiros ou vasos grandes em um local ensolarado. Ao regá-la, mantenha o solo úmido, mas não muito encharcado.
Confira a lista completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!