A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Isso porque, além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Portanto, uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Além disso, é importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.
Leia também
-
Falta de higiene bucal pode aumentar o risco de diabetes; entenda
-
Dentes do Ozempic: saiba o que as injeções podem causar à saúde bucal
-
Dentista explica se cápsulas mastigáveis para higiene bucal funcionam
-
Conheça 5 doenças que afetam a saúde bucal e você nem imagina
De acordo com o Ministério da Saúde, os problemas mais comuns da saúde bucal são:
- Cárie;
- Lesões bucais e aftas;
- Mau hálito;
- Gengivite;
- Placa bacteriana;
- Tártaro.
Descuido com a saúde bucal
Todos eles são consequência de negligenciar a saúde bucal. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo IBGE mostrou que 53% da população brasileira utiliza o fio dental, escova e creme dental; e 89% realizam higienização menos de duas vezes ao dia.
“Consequentemente temos 34 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, que perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Esses dados são alarmantes”, destaca a dentista Anna Karolina Ximenes, da Odontopediatria.
Veja quais são os erros mais comuns cometidos pelos brasileiros em saúde bucal na reportagem do Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.